SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26DIMENSÕES EPISTEMOLÓGICAS DO SISTEMA DE ACCOUNTABILITY DA QUALIDADE EDUCATIVA: ELEMENTOS PARA UM QUESTIONAMENTO CRÍTICOAMÉRICA LATINA E AS DISPUTAS POR HEGEMONIA NO CAMPO EDUCACIONAL: TRAJETÓRIAS TEÓRICO-HISTÓRICAS NA CIRCULAÇÃO NORTE-SUL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ROSA JUNIOR, Paulo Ailton Ferreira da  e  THIES, Vania Grim. Em busca dos contos de fadas na contemporaneidade. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260083.  Epub 24-Nov-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260083.

Este artigo tem o objetivo de explicitar como alguns elementos das narrativas literárias conhecidas como contos de fadas continuam circulando entre os jovens leitores. Para tal, a metodologia utilizada foi baseada no grupo focal, no qual um conjunto de adolescentes em idade escolar foi reunido para debater o tema “contos de fadas” a partir de suas impressões pessoais e conhecimentos prévios. Foi possível verificar que elementos dos contos de fadas continuam presentes em séries, filmes e livros populares entre eles, mas que há distanciamento dos textos clássicos do gênero. Assim, o trabalho traz contribuições para a Educação ao elucidar o estado da permanência do gênero contos de fadas nas práticas correntes de leitura e consumo cultural do grupo de jovens leitores pesquisado.

Palavras-chave : contos de fadas; jovens leitores; literatura e mídias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )