SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26LOOKING FOR CONTEMPORARY FAIRY TALESHISTORICAL AND CONTEMPORARY SEGMENTATIONS OF THE TEACHING PROFESSION IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

AGUAYO, Sebastián Neut  and  AGUAYO, Pablo Neut. AMÉRICA LATINA E AS DISPUTAS POR HEGEMONIA NO CAMPO EDUCACIONAL: TRAJETÓRIAS TEÓRICO-HISTÓRICAS NA CIRCULAÇÃO NORTE-SUL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260082.  Epub Nov 24, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260082.

O texto apresenta uma visão geral das disputas sobre hegemonia educacional durante os séculos XIX e XX, analisando a circulação de ideias e materializações históricas ocorridas no cenário das relações Norte-Sul. Nesse sentido, focamos na trajetória latino-americana, principalmente no caso chileno. O percurso proposto nos permitirá vislumbrar os modos predominantes que adquiriu a disputa pela hegemonia no campo educacional mostrando alguns de seus limites e destacando possíveis lições que essas experiências podem eventualmente proporcionar àqueles que estão hoje em dia comprometidos com a transformação educacional e social.

Keywords : América Latina; Chile; contra-hegemonia; educação; hegemonia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )