SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26BUSCANDO CUENTOS DE HADAS EN LA CONTEMPORANEIDADSEGMENTACIONES HISTÓRICAS Y CONTEMPORÁNEAS DE LA PROFESIÓN DOCENTE EN BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

AGUAYO, Sebastián Neut  y  AGUAYO, Pablo Neut. AMÉRICA LATINA E AS DISPUTAS POR HEGEMONIA NO CAMPO EDUCACIONAL: TRAJETÓRIAS TEÓRICO-HISTÓRICAS NA CIRCULAÇÃO NORTE-SUL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260082.  Epub 24-Nov-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260082.

O texto apresenta uma visão geral das disputas sobre hegemonia educacional durante os séculos XIX e XX, analisando a circulação de ideias e materializações históricas ocorridas no cenário das relações Norte-Sul. Nesse sentido, focamos na trajetória latino-americana, principalmente no caso chileno. O percurso proposto nos permitirá vislumbrar os modos predominantes que adquiriu a disputa pela hegemonia no campo educacional mostrando alguns de seus limites e destacando possíveis lições que essas experiências podem eventualmente proporcionar àqueles que estão hoje em dia comprometidos com a transformação educacional e social.

Palabras clave : América Latina; Chile; contra-hegemonia; educação; hegemonia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )