SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Em busca dos contos de fadas na contemporaneidadeSegmentações históricas e contemporâneas da profissão docente no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

AGUAYO, Sebastián Neut  e  AGUAYO, Pablo Neut. AMÉRICA LATINA E AS DISPUTAS POR HEGEMONIA NO CAMPO EDUCACIONAL: TRAJETÓRIAS TEÓRICO-HISTÓRICAS NA CIRCULAÇÃO NORTE-SUL. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260082.  Epub 24-Nov-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260082.

O texto apresenta uma visão geral das disputas sobre hegemonia educacional durante os séculos XIX e XX, analisando a circulação de ideias e materializações históricas ocorridas no cenário das relações Norte-Sul. Nesse sentido, focamos na trajetória latino-americana, principalmente no caso chileno. O percurso proposto nos permitirá vislumbrar os modos predominantes que adquiriu a disputa pela hegemonia no campo educacional mostrando alguns de seus limites e destacando possíveis lições que essas experiências podem eventualmente proporcionar àqueles que estão hoje em dia comprometidos com a transformação educacional e social.

Palavras-chave : América Latina; Chile; contra-hegemonia; educação; hegemonia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )