SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Latinoamérica y las disputas por la hegemonía en el campo educativo: trayectorias teórico-históricas en la circulación norte-surLAS CLASES DE EDUCACIÓN FÍSICA EN CUESTIÓN: DIFERENTES RAZONES Y FORMAS DE ACTUAR DE LOS PROFESORES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Segmentações históricas e contemporâneas da profissão docente no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260095.  Epub 15-Dic-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260095.

O artigo analisa a profissão docente no Brasil pela identificação de segmentações históricas que interferiram na constituição dos professores como um grupo profissional homogêneo. Na primeira seção, com base em uma revisão bibliográfica de estudos históricos, políticos e estatísticos, buscou-se compreender as formas históricas de segmentação que caracterizaram a constituição da profissão docente no país. Na segunda, discutem-se novas segmentações na profissão docente resultantes das reformas educacionais das últimas décadas. Essas reformas, guiadas pelos princípios da nova gestão pública, promoveram importantes mudanças na gestão escolar que resultaram na fragmentação da profissão docente. Na última seção, o texto mostra tendência à maior individualização da profissão docente mediante políticas de responsabilização, mas também da formação de professores e políticas de carreira.

Palabras clave : profissão docente; professores; educação básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )