SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26HISTORICAL AND CONTEMPORARY SEGMENTATIONS OF THE TEACHING PROFESSION IN BRAZILDisciplinary integration in the students’ conception of integrated high school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

GODOI, Marcos Roberto  and  BORGES, Cecilia Maria Ferreira. As aulas de Educação Física em questão: diferentes razões e maneiras de agir dos professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260093.  Epub Dec 15, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260093.

Ancorado na abordagem de análise do trabalho da clínica da atividade, este artigo examina a organização temporal e espacial das aulas utilizadas pelos professores de Educação Física. Neste estudo qualitativo multicasos, foram realizadas observação e filmagem das aulas. Depois, os professores assistiram aos vídeos e analisaram seu trabalho e de seus pares por meio do método da autoconfrontação simples e cruzada. As características do contexto escolar, a interação pedagógica com os alunos e as concepções dos professores sobre as aulas influenciam as suas razões e maneiras de agir na organização e no uso do tempo e do espaço. Os professores também desenvolvem uma série de estratégias de ensino para otimizar e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem. A organização temporal e espacial das aulas e as estratégias de ensino dos professores fazem parte dos saberes da ação pedagógica e contribuem para a busca da eficácia no ensino.

Keywords : Educação Física; ensino; professores escolares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )