SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26SEGMENTACIONES HISTÓRICAS Y CONTEMPORÁNEAS DE LA PROFESIÓN DOCENTE EN BRASILLA INTEGRACIÓN DISCIPLINAR EN LA CONCEPCIÓN DE LOS DISCENTES DE LA ENSENÃNZA SECUNDARIA INTEGRADA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

GODOI, Marcos Roberto  y  BORGES, Cecilia Maria Ferreira. As aulas de Educação Física em questão: diferentes razões e maneiras de agir dos professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260093.  Epub 15-Dic-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260093.

Ancorado na abordagem de análise do trabalho da clínica da atividade, este artigo examina a organização temporal e espacial das aulas utilizadas pelos professores de Educação Física. Neste estudo qualitativo multicasos, foram realizadas observação e filmagem das aulas. Depois, os professores assistiram aos vídeos e analisaram seu trabalho e de seus pares por meio do método da autoconfrontação simples e cruzada. As características do contexto escolar, a interação pedagógica com os alunos e as concepções dos professores sobre as aulas influenciam as suas razões e maneiras de agir na organização e no uso do tempo e do espaço. Os professores também desenvolvem uma série de estratégias de ensino para otimizar e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem. A organização temporal e espacial das aulas e as estratégias de ensino dos professores fazem parte dos saberes da ação pedagógica e contribuem para a busca da eficácia no ensino.

Palabras clave : Educação Física; ensino; professores escolares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )