SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Segmentações históricas e contemporâneas da profissão docente no BrasilA integração disciplinar na concepção dos discentes do ensino médio integrado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

GODOI, Marcos Roberto  e  BORGES, Cecilia Maria Ferreira. As aulas de Educação Física em questão: diferentes razões e maneiras de agir dos professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260093.  Epub 15-Dez-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260093.

Ancorado na abordagem de análise do trabalho da clínica da atividade, este artigo examina a organização temporal e espacial das aulas utilizadas pelos professores de Educação Física. Neste estudo qualitativo multicasos, foram realizadas observação e filmagem das aulas. Depois, os professores assistiram aos vídeos e analisaram seu trabalho e de seus pares por meio do método da autoconfrontação simples e cruzada. As características do contexto escolar, a interação pedagógica com os alunos e as concepções dos professores sobre as aulas influenciam as suas razões e maneiras de agir na organização e no uso do tempo e do espaço. Os professores também desenvolvem uma série de estratégias de ensino para otimizar e dinamizar o processo de ensino e aprendizagem. A organização temporal e espacial das aulas e as estratégias de ensino dos professores fazem parte dos saberes da ação pedagógica e contribuem para a busca da eficácia no ensino.

Palavras-chave : Educação Física; ensino; professores escolares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )