SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26As aulas de Educação Física em questão: diferentes razões e maneiras de agir dos professoresOrdo et modo: os jesuítas e a difusão de uma pedagogia de governo da escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

MORAES, Caroline Aparecida Sampaio Guimarães de; BORTOLINI, Maria Denise; OLIVEIRAI, Roselene Ferreira  e  DIEMER, Odair. A integração disciplinar na concepção dos discentes do ensino médio integrado. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260089.  Epub 16-Dez-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260089.

O ensino médio integrado possui três conceitos basilares: indissociabilidade entre educação básica e profissional, formação humana integral e integração de conhecimentos gerais e específicos na perspectiva da totalidade social, permitindo ao discente compreender que os diferentes campos do saber não são independentes. A presente pesquisa teve como objetivo analisar as concepções dos discentes em relação à integração das disciplinas de história e conservação de alimentos presentes no currículo do curso técnico integrado em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. Para o planejamento das aulas, foi utilizada a metodologia dos momentos pedagógicos da pedagogia histórico-crítica, e as concepções de 40 discentes foram avaliadas por meio de questionário aberto. Do total, 30 discentes avaliaram positivamente a proposta, 37 relataram que ela contribuiu para sua aprendizagem, 28 disseram que facilitou o entendimento e 37 gostariam que fosse replicada em outras disciplinas.

Palavras-chave : educação profissional e tecnológica; ensino médio; institutos federais; práticas pedagógicas; pedagogia histórico-crítica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )