SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Disciplinary integration in the students’ conception of integrated high schoolAcademic production in biology teaching: analysis of dissertations and theses, and reflections for the science education area author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

O, Jorge Ramos do  and  VALLERA, Tomás. Ordo et modo: os jesuítas e a difusão de uma pedagogia de governo da escrita. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260094.  Epub Dec 15, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260094.

O artigo versa sobre a gênese e difusão de um dispositivo escolar caracterizado pelos princípios da ordem, da uniformidade e da totalização sistemática que foi conferindo particular ênfase ao governo da palavra escrita. Analisamos a instituição onde esse modelo foi aplicado, a Universidade de Paris de inícios do século XVI, para em seguida nos determos na ação pedagógica dos jesuítas. Incutindo-lhe a sua marca própria, a Companhia de Jesus acabaria por disseminar a experiência parisiense pelo mundo inteiro. O estudo da apropriação inaciana do modus parisiensis, tomando como fontes os textos fundadores da congregação (Constituições da Companhia de Jesus, Ratio Studiorum e Exercícios espirituais), permite-nos revisitar uma das mais decisivas proveniências da ordem do discurso que ainda hoje imperam nas nossas instituições de ensino. Procura-se dar sustento empírico à hipótese de que a cultura escolar se funda num imenso temor do nomadismo, da miscigenação, da fuga e da errância do pensamento.

Keywords : Companhia de Jesus; escrita escolar; modus parisienses; ensino superior; ensino religioso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )