SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26LA INTEGRACIÓN DISCIPLINAR EN LA CONCEPCIÓN DE LOS DISCENTES DE LA ENSENÃNZA SECUNDARIA INTEGRADAPRODUCCIÓN ACADÉMICA EN LA ENSEÑANZA DE LA BIOLOGÍA: ANÁLISIS DE LAS DISERTACIONES Y TESIS Y REFLEXIONES PARA EL ÁREA DE LA EDUCACIÓN EN CIENCIAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

O, Jorge Ramos do  y  VALLERA, Tomás. Ordo et modo: os jesuítas e a difusão de uma pedagogia de governo da escrita. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260094.  Epub 15-Dic-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260094.

O artigo versa sobre a gênese e difusão de um dispositivo escolar caracterizado pelos princípios da ordem, da uniformidade e da totalização sistemática que foi conferindo particular ênfase ao governo da palavra escrita. Analisamos a instituição onde esse modelo foi aplicado, a Universidade de Paris de inícios do século XVI, para em seguida nos determos na ação pedagógica dos jesuítas. Incutindo-lhe a sua marca própria, a Companhia de Jesus acabaria por disseminar a experiência parisiense pelo mundo inteiro. O estudo da apropriação inaciana do modus parisiensis, tomando como fontes os textos fundadores da congregação (Constituições da Companhia de Jesus, Ratio Studiorum e Exercícios espirituais), permite-nos revisitar uma das mais decisivas proveniências da ordem do discurso que ainda hoje imperam nas nossas instituições de ensino. Procura-se dar sustento empírico à hipótese de que a cultura escolar se funda num imenso temor do nomadismo, da miscigenação, da fuga e da errância do pensamento.

Palabras clave : Companhia de Jesus; escrita escolar; modus parisienses; ensino superior; ensino religioso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )