SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26A integração disciplinar na concepção dos discentes do ensino médio integradoProdução acadêmica em ensino de biologia: análise sobre dissertações e teses e derivações reflexivas para a área de educação em ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

O, Jorge Ramos do  e  VALLERA, Tomás. Ordo et modo: os jesuítas e a difusão de uma pedagogia de governo da escrita. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260094.  Epub 15-Dez-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260094.

O artigo versa sobre a gênese e difusão de um dispositivo escolar caracterizado pelos princípios da ordem, da uniformidade e da totalização sistemática que foi conferindo particular ênfase ao governo da palavra escrita. Analisamos a instituição onde esse modelo foi aplicado, a Universidade de Paris de inícios do século XVI, para em seguida nos determos na ação pedagógica dos jesuítas. Incutindo-lhe a sua marca própria, a Companhia de Jesus acabaria por disseminar a experiência parisiense pelo mundo inteiro. O estudo da apropriação inaciana do modus parisiensis, tomando como fontes os textos fundadores da congregação (Constituições da Companhia de Jesus, Ratio Studiorum e Exercícios espirituais), permite-nos revisitar uma das mais decisivas proveniências da ordem do discurso que ainda hoje imperam nas nossas instituições de ensino. Procura-se dar sustento empírico à hipótese de que a cultura escolar se funda num imenso temor do nomadismo, da miscigenação, da fuga e da errância do pensamento.

Palavras-chave : Companhia de Jesus; escrita escolar; modus parisienses; ensino superior; ensino religioso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )