SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26ORDO ET MODO: LOS JESUITAS Y LA DIFUSIÓN DE UNA PEDAGOGÍA DE GOBIERNO DE LA ESCRITURAPARA UN CANON ESCOLAR ANTIRACISTA EN LA ESCUELA SECUNDARIA: UNA MIRADA A LOS LIBROS DE TEXTO DE PORTUGUÉS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. Produção acadêmica em ensino de biologia: análise sobre dissertações e teses e derivações reflexivas para a área de educação em ciências. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260097.  Epub 16-Dic-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260097.

Analisamos a produção acadêmica relacionada ao ensino de biologia no período 1972-2016, com a identificação de 1.613 dissertações e teses defendidas em programas de pós-graduação pertencentes às cinco regiões do país, estudadas neste artigo conforme as seguintes categorias: ano de defesa e evolução quantitativa; instituições de origem e distribuição geográfica; titulação; e orientadores. Os achados da pesquisa foram examinados de acordo com a fundamentação da literatura produzida por autores dedicados a desenvolver reflexões sobre os rumos da pesquisa e da pós-graduação na área educacional. Nos resultados, explicitamos algumas características da base institucional sustentadora dessa produção e do campo investigativo, comentando tendências caracterizadoras do período mais recente e estabelecendo reflexões a respeito dos rumos da área de educação em ciências no país.

Palabras clave : dissertações; teses; estado da arte; ensino de biologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )