SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26Ordo et modo: os jesuítas e a difusão de uma pedagogia de governo da escritaPor um cânone escolar antirracista no ensino médio: um olhar aos livros didáticos de Português índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. Produção acadêmica em ensino de biologia: análise sobre dissertações e teses e derivações reflexivas para a área de educação em ciências. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260097.  Epub 16-Dez-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260097.

Analisamos a produção acadêmica relacionada ao ensino de biologia no período 1972-2016, com a identificação de 1.613 dissertações e teses defendidas em programas de pós-graduação pertencentes às cinco regiões do país, estudadas neste artigo conforme as seguintes categorias: ano de defesa e evolução quantitativa; instituições de origem e distribuição geográfica; titulação; e orientadores. Os achados da pesquisa foram examinados de acordo com a fundamentação da literatura produzida por autores dedicados a desenvolver reflexões sobre os rumos da pesquisa e da pós-graduação na área educacional. Nos resultados, explicitamos algumas características da base institucional sustentadora dessa produção e do campo investigativo, comentando tendências caracterizadoras do período mais recente e estabelecendo reflexões a respeito dos rumos da área de educação em ciências no país.

Palavras-chave : dissertações; teses; estado da arte; ensino de biologia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )