SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26PRODUCCIÓN ACADÉMICA EN LA ENSEÑANZA DE LA BIOLOGÍA: ANÁLISIS DE LAS DISERTACIONES Y TESIS Y REFLEXIONES PARA EL ÁREA DE LA EDUCACIÓN EN CIENCIASLA INSTRUCCIÓN PÚBLICA EN EL PERÍODO POMBALINO: ENTRE LAS REPRESENTACIONES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SA, Ana Paula dos Santos de. Por um cânone escolar antirracista no ensino médio: um olhar aos livros didáticos de Português. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260092.  Epub 16-Dic-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260092.

O objetivo deste artigo foi analisar propostas didático-pedagógicas de livros didáticos de Português que, por meio do trabalho com a literatura afro-brasileira, nos permitam verificar caminhos para a construção de uma educação literária de viés antirracista no ensino médio. Com a discussão sobre a necessidade de descolonização do cânone escolar, analisamos o modo como duas coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático 2015 articulam o poeta afrodescendente Luiz Gama ao condoreirismo. Com base numa investigação qualitativa dessa ocorrência, destacamos os pontos que parecem convergir com uma perspectiva antirracista de ensino e/ou divergir dela. Concluiu-se, com pontuais ressalvas, que os capítulos investigados se alinham a tal perspectiva, sobretudo ao incluírem, ao lado de Gama, autores afrodescendentes contemporâneos e textos que tratam positivamente da ancestralidade africana e da negritude.

Palabras clave : Lei nº 10.639/2003; ensino de literatura; livro didático; racismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )