SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26FOR AN ANTIRACIST SCHOOL CANON IN HIGH SCHOOL: A LOOK AT PORTUGUESE TEXTBOOKSRecommendations of good practices for mediating the structuring of academic works: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SILVA, Nayara Stefanie Mandarino  and  SANTOS, Elaine Maria. A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PERÍODO POMBALINO: ENTRE REPRESENTAÇÕES. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260091.  Epub Dec 11, 2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260091.

Os estudos acerca do pombalismo são permeados por paradoxos e, muitas vezes, apresentam caricaturas ideológicas. Nesse sentido, faz-se necessário revisitar a historiografia que se debruça sobre esse período (1750-1777), a partir de uma perspectiva crítica. Dada essa problemática, este artigo, que trata especificamente da instrução pública, objetivou analisar as representações acerca das reformas pombalinas na instrução pública que perpassam livros e publicações em periódicos. Foram encontrados oito grupos de representação: Pombal como unificador, libertador dos índios, criador da escola pública, revolucionário, eficiente, modernizador, promotor da decadência da educação e poderoso/centralizador.

Keywords : instrução pública; pombalismo; representação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )