SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26PARA UN CANON ESCOLAR ANTIRACISTA EN LA ESCUELA SECUNDARIA: UNA MIRADA A LOS LIBROS DE TEXTO DE PORTUGUÉSRECOMENDACIONES DE BUENAS PRÁCTICAS PARA MEDIAR LA ESTRUCTURACIÓN DE TRABAJOS ACADÉMICOS: UN ESTUDIO DE CASO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SILVA, Nayara Stefanie Mandarino  y  SANTOS, Elaine Maria. A INSTRUÇÃO PÚBLICA NO PERÍODO POMBALINO: ENTRE REPRESENTAÇÕES. Rev. Bras. Educ. [online]. 2021, vol.26, e260091.  Epub 11-Dic-2021. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782021260091.

Os estudos acerca do pombalismo são permeados por paradoxos e, muitas vezes, apresentam caricaturas ideológicas. Nesse sentido, faz-se necessário revisitar a historiografia que se debruça sobre esse período (1750-1777), a partir de uma perspectiva crítica. Dada essa problemática, este artigo, que trata especificamente da instrução pública, objetivou analisar as representações acerca das reformas pombalinas na instrução pública que perpassam livros e publicações em periódicos. Foram encontrados oito grupos de representação: Pombal como unificador, libertador dos índios, criador da escola pública, revolucionário, eficiente, modernizador, promotor da decadência da educação e poderoso/centralizador.

Palabras clave : instrução pública; pombalismo; representação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )