SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Da militância política à constituição do ser professora: memórias revisitadas, histórias entrelaçadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

CRUZ, Mário; PINHEIRO, Ana; MEDEIROS, Paula  e  COSTA, José. O projeto Primary English Practice Programme for Ages 6-7 e a reconfiguração da profissionalidade docente. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270013.  Epub 17-Fev-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270013.

A inovação implica a reconfiguração da profissionalidade docente. A adesão a novos modelos curriculares e pedagógicos requer, por vezes, a ruptura com ideias e modos de trabalho estabelecidos. Este artigo tem como principal objetivo a apresentação de um estudo a respeito do papel da formação e supervisão na reconstrução da profissionalidade docente no âmbito do projeto piloto Primary English Practice Programme for Ages 6-7, que visa à integração curricular da área de inglês nos 1º e 2º anos em escolas do Grande Porto, Portugal. Tendo em conta uma perspectiva metodológica etnográfica com contornos de investigação-ação, o estudo centrou-se na análise das representações dos docentes acerca das dinâmicas e estratégias supervisivas desenvolvidas, tendo sido utilizados diversos instrumentos de recolha de dados: um questionário sobre o perfil socioprofissional dos docentes, aprendizagens realizadas e projetos desenvolvidos com as/pelas crianças.

Palavras-chave : inglês no 1º ciclo do ensino básico; inovação curricular; supervisão; profissionalidade docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )