SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27EL PROYECTO PRIMARY ENGLISH PRACTICE PROGRAMME FOR AGES 6-7 Y LA RECONFIGURACIÓN DE LA PROFESIONALIDAD DOCENTESENSIBILIDAD ANALÍTICA EN EDUCACIÓN: SOBRE LOS PODERES DE LAS (AUTO)BIOGRAFÍAS EN LA FORMACIÓN-INVESTIGACIÓN CON PROFESORES PRINCIPIANTES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ARAUJO, Fátima Maria Leitão  y  OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de. Da militância política à constituição do ser professora: memórias revisitadas, histórias entrelaçadas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270001.  Epub 17-Feb-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270001.

Analisamos a história de vida de quatro educadoras, militantes no combate à ditadura civil-militar brasileira, nos anos de 1960-1970. Por meio de suas memórias buscamos entender suas trajetórias de formação, desvelando as principais influências no que concerne às instituições, ideias e perspectivas presentes em seus processos de formação política. Interessou-nos compreender a definição de suas posturas como mulheres, militantes e profissionais. Utilizando a história oral como suporte empírico, vislumbramos o entrelaçamento de vidas construídas com base em uma teia de sociabilidade na qual confluem instituições como a família, escolas públicas e privadas, Igreja católica, entidades e partidos políticos, universidade e agentes a serviço do estado ditatorial. Depreende-se por meio do estudo que a militância da juventude parece ter-se tornado marca indelével de suas experiências como professoras que creram na transformação da juventude e em seu papel na transformação da sociedade.

Palabras clave : história da educação; militância política; vidas de professoras; memórias; educação e ditadura civil-militar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )