SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27From political militancy to becoming a teacher: revisited memories, intertwined (hi)storiesThe social construction of a quilombola school: the experience of the Caveira community, RJ author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

PESSOA, Amanda Raquel Rodrigues; CAVALCANTE, Maria Mikaele da Silva; OLIVEIRA, Wenderson Silva  and  FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Sensibilidade analítica em educação: sobre as potências das (auto)biografias na pesquisa-formação com professoras/es iniciantes. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270003.  Epub Feb 17, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270003.

Este ensaio discute a perspectiva (auto)biográfica como sensibilidade analítica em pesquisas com formação docente e desenvolvimento profissional, direcionando-se, especialmente, à pesquisa com professoras/es iniciantes na carreira. O debate que levantamos, fruto das discussões em nosso grupo de pesquisa, centra-se na dimensão sensível a fim de trazer contribuições para se refletir a respeito das experiências-vividas e de suas escritas, atravessadas pelos cotidianos escolares. Nessa direção, nossa defesa parte de reconhecer narrativas (auto)biográficas e suas “escrevivências” como ferramentas potentes para a compreensão dos primeiros anos da docência e de processos de indução.

Keywords : (auto)biografia; pesquisa-formação; narrativas; professoras/es iniciantes.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )