SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Da militância política à constituição do ser professora: memórias revisitadas, histórias entrelaçadasA construção social de uma escola quilombola: a experiência da Comunidade Caveira, RJ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

PESSOA, Amanda Raquel Rodrigues; CAVALCANTE, Maria Mikaele da Silva; OLIVEIRA, Wenderson Silva  e  FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Sensibilidade analítica em educação: sobre as potências das (auto)biografias na pesquisa-formação com professoras/es iniciantes. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270003.  Epub 17-Fev-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270003.

Este ensaio discute a perspectiva (auto)biográfica como sensibilidade analítica em pesquisas com formação docente e desenvolvimento profissional, direcionando-se, especialmente, à pesquisa com professoras/es iniciantes na carreira. O debate que levantamos, fruto das discussões em nosso grupo de pesquisa, centra-se na dimensão sensível a fim de trazer contribuições para se refletir a respeito das experiências-vividas e de suas escritas, atravessadas pelos cotidianos escolares. Nessa direção, nossa defesa parte de reconhecer narrativas (auto)biográficas e suas “escrevivências” como ferramentas potentes para a compreensão dos primeiros anos da docência e de processos de indução.

Palavras-chave : (auto)biografia; pesquisa-formação; narrativas; professoras/es iniciantes.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )