SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27SENSIBILIDAD ANALÍTICA EN EDUCACIÓN: SOBRE LOS PODERES DE LAS (AUTO)BIOGRAFÍAS EN LA FORMACIÓN-INVESTIGACIÓN CON PROFESORES PRINCIPIANTESModelo analítico de la pedagogía del oprimido: sistematización del método Paulo Freire índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

SOARES, David Gonçalves; MAROUN, Kalyla  y  SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. A construção social de uma escola quilombola: a experiência da Comunidade Caveira, RJ. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270011.  Epub 17-Feb-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270011.

O artigo tem por objetivo descrever e analisar o processo de construção social de uma escola quilombola e seu currículo, identificando atores sociais, processos de agenciamento e disputas de sentido sobre Educação Escolar Quilombola. Apresenta um estudo de caso da Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda, no município de São Pedro da Aldeia, Rio de Janeiro, com observações etnográficas e entrevistas realizadas na escola, na comunidade e na Secretaria Municipal de Educação entre os anos de 2017 e 2019. Entre os resultados, destacam-se: a presença de um forte sentido atribuído à escola enquanto agenciadora da identidade comunitária; a apropriação por seus profissionais de elementos discursivos associados aos movimentos negros enquanto resoluções curriculares disponíveis de tradução das políticas de educação quilombola; e a existência de mediações e dilemas que compõem essa experiência e que podem fornecer elementos para uma agenda de pesquisa.

Palabras clave : educação e identidade; educação quilombola; currículo diferenciado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )