SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27A construção social de uma escola quilombola: a experiência da Comunidade Caveira, RJG. H. Mead e o valor de sua teoria para a educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

RAMALHO, Ramon Rodrigues. Modelo analítico da pedagogia do oprimido: sistematização do método Paulo Freire. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270007.  Epub 16-Fev-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270007.

Este artigo descreve os elementos característicos da pedagogia do oprimido, destacando as mediações pedagógicas centrais envolvidas no chamado método de Paulo Freire, que é sistematizado como um modelo analítico no final do texto. Para tal, centramo-nos nas experiências sociopedagógicas desenvolvidas pelos movimentos sociais, entendendo-as como estratégias de formação. O estudo aqui apresentado é o resultado de mais de quinze anos de investigação acadêmica, com movimentos sociais do Brasil e da Argentina. Nessa perspectiva, realizamos uma revisão bibliográfica da obra central de Freire, Pedagogia do oprimido, aqui apresentada em duas partes: o complexo do oprimido e o circuito dialógico, como leitura sintética que oferecemos da proposta pedagógica de Freire. O objetivo é desenvolver um conhecimento mais abrangente sobre esses processos de formação, promover as experiências educativas dos movimentos sociais e difundir o pensamento de Paulo Freire.

Palavras-chave : Paulo Freire; Pedagogia do Oprimido; Movimentos Sociais; Circuito Dialógico; Temas Geradores; Invasão Cultural.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )