SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Analytical model of the pedagogy of the oppressed: systematization of the Paulo Freire’s MethodTechnical education in the state of São Paulo and public-private relations in curriculum policy: Paula Souza Center (1995-2018) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

VITORINO, Artur José da Renda  and  PIRES, Pedro Serafim Anes. G. H. Mead e o valor de sua teoria para a educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270009.  Epub Feb 16, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270009.

Neste artigo são apresentados a teoria psicossocial e pragmatista erigida pelo filósofo americano George Herbert Mead (1863-1931) e seu valor para a educação escolar no presente. Mediante uma detalhada análise da obra, com apoio de comentadores, Mead é situado no contexto acadêmico de sua época, delineando-se os preceitos de seu pensamento e a idiossincrasia entre seus pares. Seu legado consiste num arcabouço teórico multidisciplinar - tratando-se de psicologia, sociologia e educação, interligados -, em uma linguagem clara e acessível, tendo sempre como princípio norteador a mediação e a construção do self, por intermédio da interação simbólica. O presente trabalho também se baseou em comentadores brasileiros e estrangeiros que estudaram Mead, mas oferece um enfoque diferente de como as ideias do filósofo poderiam ser úteis em elucidar questões pertinentes à educação escolar, tais como inclusão, bullying e papel social da escola.

Keywords : G. H. Mead; pragmatismo; educação; interacionismo simbólico.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )