SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Technical education in the state of São Paulo and public-private relations in curriculum policy: Paula Souza Center (1995-2018)ASSISTANCE FOR POOR CHILDREN IN THE INTERIOR OF BRAZIL: THE CASE OF A SALESIAN SCHOOL IN CORUMBÁ, MATO GROSSO, 1904-1927 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

ALMEIDA, Andréa Cristina de; SAMUSSONE, Lainesse Benjamim; BRUNOZI JUNIOR, Antonio Carlos  and  EMMENDOERFER, Magnus Luiz. Políticas educacionais: um estudo bibliométrico sobre o papel das olimpíadas científicas sob uma análise multinível. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270021.  Epub Feb 24, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270021.

Vários países, como Alemanha, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Estônia, Indonésia, Filipinas, República Tcheca, Irã e México, têm promovido as olimpíadas científicas como forma de garantir a melhoria da qualidade da educação. Apesar disso, ainda existem poucos trabalhos sistematizados sobre as olimpíadas científicas no contexto mundial. Assim, este artigo teve como objetivo avaliar a produção científica mundial sobre o papel das olimpíadas e seu caráter de política pública, além de promover uma discussão acerca dos reflexos do federalismo nas políticas educacionais no Brasil. Para tanto, foi realizado um estudo bibliométrico, que teve como fonte de dados a plataforma Web of Science. Nos resultados, demonstrou-se a existência de uma tendência crescente nas pesquisas sobre as olimpíadas científicas, destacando-se os Estados Unidos da América como o país que mais desenvolve estudos nessa área.

Keywords : educação; federalismo; políticas educacionais; olimpíadas científicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )