SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27EDUCACIÓN PROFESIONAL EN EL ESTADO DE SÃO PAULO Y RELACIONES PÚBLICO-PRIVADAS EN LA POLÍTICA CURRICULAR: CENTRO PAULA SOUZA (1995-2018)ACOGIDA DE NIÑAS POBRES EN BRASIL: EL CASO DE UNA ESCUELA SALESIANA EN CORUMBÁ, MATO GROSSO, 1904-1927 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ALMEIDA, Andréa Cristina de; SAMUSSONE, Lainesse Benjamim; BRUNOZI JUNIOR, Antonio Carlos  y  EMMENDOERFER, Magnus Luiz. Políticas educacionais: um estudo bibliométrico sobre o papel das olimpíadas científicas sob uma análise multinível. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270021.  Epub 24-Feb-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270021.

Vários países, como Alemanha, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Estônia, Indonésia, Filipinas, República Tcheca, Irã e México, têm promovido as olimpíadas científicas como forma de garantir a melhoria da qualidade da educação. Apesar disso, ainda existem poucos trabalhos sistematizados sobre as olimpíadas científicas no contexto mundial. Assim, este artigo teve como objetivo avaliar a produção científica mundial sobre o papel das olimpíadas e seu caráter de política pública, além de promover uma discussão acerca dos reflexos do federalismo nas políticas educacionais no Brasil. Para tanto, foi realizado um estudo bibliométrico, que teve como fonte de dados a plataforma Web of Science. Nos resultados, demonstrou-se a existência de uma tendência crescente nas pesquisas sobre as olimpíadas científicas, destacando-se os Estados Unidos da América como o país que mais desenvolve estudos nessa área.

Palabras clave : educação; federalismo; políticas educacionais; olimpíadas científicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )