SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27EDUCATIONAL POLICIES: A BIBLIOMETRIC STUDY ON THE ROLE OF SCIENTIFIC OLYMPIADS UNDER A MULTILEVEL ANALYSISTEACHING INNOVATION FACTORS IN PORTUGAL ACCORDING TO TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

MORAES, Thais Palmeira; KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães  and  MAGALHAES, Justino Pereira de. Acolhimento de crianças pobres no interior do Brasil: o caso de uma escola salesiana em Corumbá, Mato Grosso, 1904-1927. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270018.  Epub Feb 24, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270018.

Com o intento de compreender como viveu, no interior do Brasil, a população infantil pobre no início do século XX e de dar visibilidade a esse segmento e à formação educativa que a ele foi destinado, este artigo apresenta e analisa o acolhimento que crianças pobres e indígenas receberam em uma escola confessional feminina, localizada em Corumbá, Mato Grosso. As análises foram desenvolvidas com base em bibliografia e dados documentais, confrontados e completados com entrevistas a pessoas que, quando crianças, estudaram no referido colégio. Verificou-se que, nessa instituição, havia duas realidades educativas, uma para as alunas regulares, envolvidas com atividades majoritariamente escolares, e outra, educativa-assistencial, para as meninas acolhidas, que se ocupavam sobretudo com atividades domésticas.

Keywords : escola confessional; crianças pobres; Roda de Expostos; Mato Grosso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )