SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27POLÍTICAS EDUCATIVAS: ANÁLISIS MULTINIVEL DE UN ESTUDIO BIBLIOMÉTRICO ACERCA DEL PAPEL DE LAS OLIMPIADAS CIENTIFICASFACTORES DE INNOVACIÓN DOCENTE EN PORTUGAL SEGÚN EL PROFESORADO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

MORAES, Thais Palmeira; KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães  y  MAGALHAES, Justino Pereira de. Acolhimento de crianças pobres no interior do Brasil: o caso de uma escola salesiana em Corumbá, Mato Grosso, 1904-1927. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270018.  Epub 24-Feb-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270018.

Com o intento de compreender como viveu, no interior do Brasil, a população infantil pobre no início do século XX e de dar visibilidade a esse segmento e à formação educativa que a ele foi destinado, este artigo apresenta e analisa o acolhimento que crianças pobres e indígenas receberam em uma escola confessional feminina, localizada em Corumbá, Mato Grosso. As análises foram desenvolvidas com base em bibliografia e dados documentais, confrontados e completados com entrevistas a pessoas que, quando crianças, estudaram no referido colégio. Verificou-se que, nessa instituição, havia duas realidades educativas, uma para as alunas regulares, envolvidas com atividades majoritariamente escolares, e outra, educativa-assistencial, para as meninas acolhidas, que se ocupavam sobretudo com atividades domésticas.

Palabras clave : escola confessional; crianças pobres; Roda de Expostos; Mato Grosso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )