SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Políticas educacionais: um estudo bibliométrico sobre o papel das olimpíadas científicas sob uma análise multinívelFatores de inovação docente em Portugal segundo os professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

MORAES, Thais Palmeira; KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães  e  MAGALHAES, Justino Pereira de. Acolhimento de crianças pobres no interior do Brasil: o caso de uma escola salesiana em Corumbá, Mato Grosso, 1904-1927. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270018.  Epub 24-Fev-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270018.

Com o intento de compreender como viveu, no interior do Brasil, a população infantil pobre no início do século XX e de dar visibilidade a esse segmento e à formação educativa que a ele foi destinado, este artigo apresenta e analisa o acolhimento que crianças pobres e indígenas receberam em uma escola confessional feminina, localizada em Corumbá, Mato Grosso. As análises foram desenvolvidas com base em bibliografia e dados documentais, confrontados e completados com entrevistas a pessoas que, quando crianças, estudaram no referido colégio. Verificou-se que, nessa instituição, havia duas realidades educativas, uma para as alunas regulares, envolvidas com atividades majoritariamente escolares, e outra, educativa-assistencial, para as meninas acolhidas, que se ocupavam sobretudo com atividades domésticas.

Palavras-chave : escola confessional; crianças pobres; Roda de Expostos; Mato Grosso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )