SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27ACOGIDA DE NIÑAS POBRES EN BRASIL: EL CASO DE UNA ESCUELA SALESIANA EN CORUMBÁ, MATO GROSSO, 1904-1927ANÁLISIS DE LOS MOVIMIENTOS DE LOS SENTIDOS SOBRE EL TRABAJO PEDAGÓGICO EN LA INVESTIGACIÓN EDUCATIVA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

LOPEZ, Carlos Monge; ALCOFORADO, Joaquim Luís Medeiros; SABORIDO, David Montalvo  y  SEIJO, Juan Carlos Torrego. Fatores de inovação docente em Portugal segundo os professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270015.  Epub 24-Feb-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270015.

O objetivo deste estudo foi analisar as propriedades psicométricas da adaptação e tradução do Questionário de Fatores de Inovação Docente ao contexto português e compreender o seu significado segundo os professores inovadores. Foi desenvolvido um desenho misto de investigação, combinando técnicas quantitativas (questionário preenchido por 273 professores de primeiro, segundo e terceiro ciclo) e qualitativas (grupo focal numa escola inovadora com um diretor, um orientador e quatro professores). Realizaram-se análises psicométricas do questionário e uma análise qualitativa que confirmou e deu significado aos dados quantitativos. Constatam-se três fatores de inovação em Portugal: participação institucional, abertura psicopedagógica e planeamento didático. Tanto quantitativa como qualitativamente, o primeiro deles é o mais importante na inovação docente. Como conclusão, os fatores principais da inovação docente podem ser autoavaliados por meio de um questionário válido e fiável com professores.

Palabras clave : desenho misto; grupo focal; inovação educativa; professores; questionário.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )