SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Acolhimento de crianças pobres no interior do Brasil: o caso de uma escola salesiana em Corumbá, Mato Grosso, 1904-1927Análise dos movimentos de sentidos sobre trabalho pedagógico na pesquisa em educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

LOPEZ, Carlos Monge; ALCOFORADO, Joaquim Luís Medeiros; SABORIDO, David Montalvo  e  SEIJO, Juan Carlos Torrego. Fatores de inovação docente em Portugal segundo os professores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270015.  Epub 24-Fev-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270015.

O objetivo deste estudo foi analisar as propriedades psicométricas da adaptação e tradução do Questionário de Fatores de Inovação Docente ao contexto português e compreender o seu significado segundo os professores inovadores. Foi desenvolvido um desenho misto de investigação, combinando técnicas quantitativas (questionário preenchido por 273 professores de primeiro, segundo e terceiro ciclo) e qualitativas (grupo focal numa escola inovadora com um diretor, um orientador e quatro professores). Realizaram-se análises psicométricas do questionário e uma análise qualitativa que confirmou e deu significado aos dados quantitativos. Constatam-se três fatores de inovação em Portugal: participação institucional, abertura psicopedagógica e planeamento didático. Tanto quantitativa como qualitativamente, o primeiro deles é o mais importante na inovação docente. Como conclusão, os fatores principais da inovação docente podem ser autoavaliados por meio de um questionário válido e fiável com professores.

Palavras-chave : desenho misto; grupo focal; inovação educativa; professores; questionário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )