SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27TEACHING INNOVATION FACTORS IN PORTUGAL ACCORDING TO TEACHERSIndigenous inclusion in higher education: guarani and institutional perspectives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

FERREIRA, Liliana Soares. Análise dos movimentos de sentidos sobre trabalho pedagógico na pesquisa em educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270014.  Epub Feb 25, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270014.

Relata-se pesquisa com professores sobre os sentidos de trabalho pedagógico na escola. Como técnicas de produção de dados, aconteceram entrevistas e pesquisa bibliográfica. Toda a pesquisa teve como fundamento teórico-metodológico a análise de movimentos de sentidos, que consiste no estudo aprofundado e comparativo dos discursos, visando a esclarecer os sentidos, os quais constituem as categorias analíticas. Na medida em que se aborda a pesquisa, também se descreve e indica como proceder na análise dos movimentos de sentidos na pesquisa em educação. A análise possibilitou, além do aprofundamento das categorias, compreender que os professores, sujeitos sociais, cuja historicidade e trabalho pedagógico produzem-se cotidiana e coletivamente, no ambiente, específico e dinâmico da escola, em seus discursos, denotam obnubilamento da compreensão de si e do seu trabalho, por não terem mais o tempo e o espaço para discursivá-lo.

Keywords : trabalho pedagógico; análise dos movimentos de sentidos; pesquisa; práxis.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )