SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27ANÁLISIS DE LOS MOVIMIENTOS DE LOS SENTIDOS SOBRE EL TRABAJO PEDAGÓGICO EN LA INVESTIGACIÓN EDUCATIVARepresentaciones sociales sobre personajes históricos relevantes en futuros profesores chilenos de historia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

COSTA, Samuel Douglas Farias  y  CARNIEL, Fagner. Inclusão indígena na educação superior: perspectivas guarani e institucionais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270019.  Epub 25-Feb-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270019.

Este artigo busca destacar alguns elementos para o entendimento dos contemporâneos processos de inclusão educacional indígena por meio da análise do encontro entre perspectivas institucionais e perspectivas de estudantes universitários Guarani. Tal reflexão é fruto de um trabalho etnográfico com documentos oficiais, particularmente aqueles mobilizados na realização do Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, e vivências guarani na Universidade Estadual de Maringá, entre os anos de 2014 e 2016. O argumento central explora o contraste entre formas de reconhecimento e de identificação que se relacionam, sem apagar suas especificidades. Ao mesmo tempo em que se persegue a comparação entre lógicas estatais de reificação e a multiplicidade guarani, o texto revela pontos de contato através dos quais são efetuadas alianças parciais, buscadas por ambas as partes, que se apresentam como perspectivas que dialogam, conflitam e operam modos de conhecer irredutivelmente diferentes.

Palabras clave : educação indígena; Guarani; universidade; inclusão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )