SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Análise dos movimentos de sentidos sobre trabalho pedagógico na pesquisa em educaçãoREPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE PERSONAGENS HISTÓRICOS RELEVANTES EM FUTUROS PROFESSORES CHILENOS DE HISTÓRIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

COSTA, Samuel Douglas Farias  e  CARNIEL, Fagner. Inclusão indígena na educação superior: perspectivas guarani e institucionais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270019.  Epub 25-Fev-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270019.

Este artigo busca destacar alguns elementos para o entendimento dos contemporâneos processos de inclusão educacional indígena por meio da análise do encontro entre perspectivas institucionais e perspectivas de estudantes universitários Guarani. Tal reflexão é fruto de um trabalho etnográfico com documentos oficiais, particularmente aqueles mobilizados na realização do Vestibular dos Povos Indígenas no Paraná, e vivências guarani na Universidade Estadual de Maringá, entre os anos de 2014 e 2016. O argumento central explora o contraste entre formas de reconhecimento e de identificação que se relacionam, sem apagar suas especificidades. Ao mesmo tempo em que se persegue a comparação entre lógicas estatais de reificação e a multiplicidade guarani, o texto revela pontos de contato através dos quais são efetuadas alianças parciais, buscadas por ambas as partes, que se apresentam como perspectivas que dialogam, conflitam e operam modos de conhecer irredutivelmente diferentes.

Palavras-chave : educação indígena; Guarani; universidade; inclusão.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )