SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Indigenous inclusion in higher education: guarani and institutional perspectivesChristianity of liberation, prosperity theology, and perspectives of class struggle in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

MIERES-CHACALTANA, Manuel; SEPULVEDA, Juan Guillermo Mansilla  and  SALAMANCA, Jorge Javier Oyarce. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE PERSONAGENS HISTÓRICOS RELEVANTES EM FUTUROS PROFESSORES CHILENOS DE HISTÓRIA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270016.  Epub Feb 19, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270016.

O artigo analisa as representações de um grupo de estudantes em relação aos personagens que consideram mais relevantes na história mundial e na de seu próprio país. A amostra consistiu em alunos do primeiro ano de licenciatura em história, geografia e ciências sociais (n=35; idade=19,97), de uma universidade localizada na região de La Araucanía, no Chile. O estudo seguiu um enfoque metodológico qualitativo, organizado sob um desenho básico de estudo de caso. Foram utilizados o método de redes semânticas naturais e a análise de conteúdo de questionários de resposta aberta. Os resultados evidenciam representações de acentuado caráter eurocêntrico e androcêntrico, ao lado de outras que questionam a ordem vigente. São discutidas suas implicações na formação docente inicial.

Keywords : representações sociais; personagens históricos; formação inicial docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )