SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Inclusão indígena na educação superior: perspectivas guarani e institucionaisCristianismo de libertação, teologia da prosperidade e as perspectivas da luta de classes no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

MIERES-CHACALTANA, Manuel; SEPULVEDA, Juan Guillermo Mansilla  e  SALAMANCA, Jorge Javier Oyarce. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE PERSONAGENS HISTÓRICOS RELEVANTES EM FUTUROS PROFESSORES CHILENOS DE HISTÓRIA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270016.  Epub 19-Fev-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270016.

O artigo analisa as representações de um grupo de estudantes em relação aos personagens que consideram mais relevantes na história mundial e na de seu próprio país. A amostra consistiu em alunos do primeiro ano de licenciatura em história, geografia e ciências sociais (n=35; idade=19,97), de uma universidade localizada na região de La Araucanía, no Chile. O estudo seguiu um enfoque metodológico qualitativo, organizado sob um desenho básico de estudo de caso. Foram utilizados o método de redes semânticas naturais e a análise de conteúdo de questionários de resposta aberta. Os resultados evidenciam representações de acentuado caráter eurocêntrico e androcêntrico, ao lado de outras que questionam a ordem vigente. São discutidas suas implicações na formação docente inicial.

Palavras-chave : representações sociais; personagens históricos; formação inicial docente.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )