SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE PERSONAGENS HISTÓRICOS RELEVANTES EM FUTUROS PROFESSORES CHILENOS DE HISTÓRIAO conhecimento como resposta curricular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

PENA, Anderson dos Anjos Pereira  e  ZIENTARSKI, Clarice. Cristianismo de libertação, teologia da prosperidade e as perspectivas da luta de classes no Brasil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270022.  Epub 04-Abr-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270062.

Este texto apresenta uma síntese sobre a gênese, o desenvolvimento e o colapso do cristianismo de libertação em sua relação com a classe trabalhadora. Após a ofensiva do Vaticano, que qualificou a teologia da libertação como heresia em 1984, o espaço que as Comunidades Eclesiais de Base ocupavam passou a ser dominado por um novo segmento, atraindo seguidores especialmente entre os setores mais pauperizados para seus empreendimentos empresariais-religiosos. Diante disso, objetiva-se analisar o papel educacional exercido pelas Comunidades Eclesiais de Base na formação e na organização das massas trabalhadoras e as consequências de seu refluxo, que é concomitante aos processos de pentecostalização do cristianismo brasileiro. Desde então as massas se deparam com uma encruzilhada posta pelo crescimento das religiões (neo)pentecostais consorciadas à teologia da prosperidade, à medida que os movimentos populares e sindicais estão em refluxo.

Palavras-chave : cristianismo de libertação; teologia da prosperidade; movimentos sociais populares; movimento sindical.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )