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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

COSTA, Hugo Heleno Camilo  e  LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. O conhecimento como resposta curricular. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270024.  Epub 05-Abr-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270024.

O artigo focaliza o debate sobre conhecimento no campo do currículo, argumentando que o conflito em torno desse nome marca o dinamismo de uma resposta de dado pensamento político curricular, que busca controlar aquilo que é lido como faltoso a si, a alteridade. Inicialmente, com a contribuição dos estudos de Derrida e Laclau, interpreta a política como constituída por meio de processos contingentes de subjetivação na relação com a alteridade. Na seção seguinte, discute produções consideradas icônicas no campo do currículo, pontuando as tensões envolvidas na significação do conhecimento e como tais conflitos tendem a limitar o debate no campo. Conclui destacando que a reiteração do conhecimento como propriedade projeta um binarismo no pensamento curricular por meio da visão de conhecimento como dado ou como relacionado à experiência produtora de sujeitos. Defende que essa dinâmica delineia uma subjetivação curricular que visa fechar a significação de si via controle do outro.

Palavras-chave : teoria do currículo; conhecimento; desconstrução; teoria do discurso.

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