SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Knowledge as a curricular responseTeachers’ compensation and fiscal austerity: an analysis of municipal education networks in the states of Mato Grosso do Sul and Paraná author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

SANTOS, Gersiney  and  SANTOS, Daiane Silva. Epistemologias de reexistência: um diálogo teórico-metodológico entre interseccionalidade e aquilombagem crítica. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270028.  Epub Apr 02, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270028.

O texto propõe uma reflexão acerca de possibilidades epistemológicas geradas pela aproximação da interseccionalidade com teorias e metodologias relacionadas à transformação social. Para tanto, na discussão, é focalizada a ancestralidade afro-brasileira como meio para o repensar de novos contornos para a geração e o compartilhamento de conhecimentos. A proposta reúne alguns movimentos teórico-metodológicos - intitulados no texto como “epistemologias de reexistência” - a fim de relacioná-los na constituição do rótulo “aquilombagem crítica”. A intenção central é contribuir para o debate voltado a formas efetivas de aproximação entre educação formal e conhecimento experiencial no Brasil. Assim, a aquilombagem crítica pode ser observada como um ambiente de (re)conexão multidimensional para intervenções atentas ao diálogo plural entre realidades.

Keywords : letramentos; aquilombagem crítica; interseccionalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )