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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

PEREIRA, Heloisa Corrêa et al. Migração rural-urbana por demanda educacional no Médio Solimões, Amazonas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270029.  Epub 13-Abr-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270029.

Este artigo aborda a relação entre migração rural-urbana e educação no contexto das populações tradicionais ribeirinhas moradoras da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, no estado do Amazonas. Objetiva identificar como o contexto das migrações por fatores educacionais nessa unidade de conservação difere dos estudos que discutem a relação entre migração e educação. Foram usados dados quantitativos Sistema de Monitoramento Demográfico e Econômico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá que comparam as mudanças no contexto migratório e educacional de 69 localidades rurais da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, 568 unidades domésticas em 2011 e 676 em 2018. Os resultados demostraram aumento de 71% nas migrações rurais-urbanas por fatores educacionais e mudança no perfil educacional dos moradores, que revela novas demandas por educação na área. A demanda educacional não atendida tem influenciado nas decisões migratórias dos moradores, consequência do distanciamento entre as políticas educacionais e a realidade presente no rural amazônico.

Palavras-chave : educação no rural; políticas educacionais; deslocamento rural-urbano; unidade de conservação.

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