SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27MIGRACIÓN RURAL-URBANA POR DEMANDA EDUCATIVA EN EL MEDIO SOLIMÕES, AMAZONASLOS PRIMEROS PROFESORES DE CIENCIAS NATURALES EN LAS ESCUELAS SECUNDARIAS PAULISTAS: UNA PERSPECTIVA HISTÓRICA (1880-1909) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ROSA, Júlia Gabriele Lima da  y  LIMA, Luciana Leite. Muda o governo, mudam as políticas? O caso da política nacional de educação especial. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270026.  Epub 27-Abr-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270026.

Mudanças em políticas públicas são acontecimentos que geram conflitos em virtude da alteração do status quo e da disputa pela alocação de recursos. Este trabalho analisa a tentativa de mudança da política nacional de educação especial, após as mudanças de governo ocorridas entre 2016 e 2019 no Brasil. Para isso, fez-se análise categorial de conteúdo em documentos produzidos ao longo da revisão da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Averiguou-se que a proposta de alteração promove a descontinuidade da inclusão escolar ao reorganizar as responsabilidades da família, do Estado e do mercado na escolarização e no atendimento educacional especializado; retomar o modelo de educação especial como modalidade alheia ao sistema de ensino regular; estimular a formação de profissionais para atuação em instituições especializadas; e fundamentar a avaliação de aprendizagem em metas e objetivos padronizados por deficiência.

Palabras clave : políticas públicas; Educação Especial; educação inclusiva; deficiência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )