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Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ALCANTARA, Wiara Rosa; MELONI, Reginaldo Alberto  y  CARDOSO, Giseli de Oliveira. Os primeiros professores de ciências naturais das escolas secundárias paulistas: uma perspectiva histórica (1880-1909). Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270031.  Epub 27-Abr-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270031.

O objetivo deste artigo é abordar a formação e a atuação profissional dos primeiros professores de ciências naturais em três instituições públicas paulistas de ensino secundário: o Ginásio da Capital, o Ginásio de Campinas e a Escola Normal de São Paulo, entre os anos 1880 e 1909. Para tanto, do ponto de vista teórico-metodológico, recorremos a procedimentos da micro-história, operando com jogos de escalas entre o macro e o micro. Usando fontes como atas de concurso de professores, ofícios da administração pública paulista, leis, regulamentos, revistas, entre outras, foi possível tecer retalhos das experiências, das trajetórias individuais e das redes de relações desses sujeitos. Como resultado, tal análise permitiu compreender lógicas sociais na constituição do corpo docente das três instituições, como a recorrência na contratação de farmacêuticos e médicos para lentes e mestres das cadeiras de physica/chimica e história natural, no período delimitado.

Palabras clave : professores de ciências; escolas secundárias; ciências naturais; micro-história; redes.

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