SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27LOS PRIMEROS PROFESORES DE CIENCIAS NATURALES EN LAS ESCUELAS SECUNDARIAS PAULISTAS: UNA PERSPECTIVA HISTÓRICA (1880-1909)PERCEPCIONES DE LOS MAESTROS DE EDUCACIÓN BÁSICA SOBRE LA INTEGRACIÓN DE LA TECNOLOGÍA EDUCATIVA EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE: EL CASO DE LAS COMUNIDADES DE APRENDIZAJE ESCOLARES GULBENKIAN XXI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

RAUPP, Bárbara. Trabalho docente no ensino superior e desafios educacionais no mundo contemporâneo: uma reflexão com base no pensamento complexo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270043.  Epub 12-Mayo-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270043.

Este artigo discute o trabalho docente no ensino superior considerando os desafios educacionais do mundo contemporâneo. É uma pesquisa bibliográfica exploratória orientada pela pergunta “como planejar, desenvolver e avaliar o trabalho em sala de aula, no ensino superior, baseado em perspectivas complexas?”. Foram revisados autores que se sustentam no pensamento complexo ou ecossistêmico. Essa escolha se baseou na suposição de que esse referencial teórico possui amplitude, profundidade e consistência para abordar fenômenos educacionais no contexto da sociedade-mundo atual e do cotidiano didático-pedagógico. Com apoio nos autores revisados, refletimos sobre os limites da pedagogia tradicional e as possibilidades de uma pedagogia emergente, baseada na complexidade, no trabalho docente no ensino superior, considerando suas dimensões de planejamento, ação pedagógica e avaliação.

Palabras clave : trabalho docente; ensino superior; paradigma complexo; desafios educacionais no mundo contemporâneo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )