SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27TEACHING WORK IN HIGHER EDUCATION AND EDUCATIONAL CHALLENGES IN THE CONTEMPORARY WORLD: A REFLECTION FROM THE COMPLEX THOUGHTSILENCING, LISTENING, LIVING TOGETHER, RESISTING, AND DREAMING: LEARNING FROM THE MBYA ARANDU SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

CRISTOVAO, Ana Maria; VERDASCA, José Lopes; RAMOS, José Luís  and  REBELO, Hugo. Perceções de professores do primeiro ciclo do ensino básico sobre a integração de tecnologia educativa no processo de ensino e aprendizagem: o caso das comunidades escolares de aprendizagem Gulbenkian XXI. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270039.  Epub May 13, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270039.

O objetivo do presente estudo foi analisar os impactos decorrentes da componente tecnológica do projeto Promoção de Mudanças na Aprendizagem - Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI nos alunos, nos professores e nas práticas pedagógico-didáticas a partir do estudo das perceções de professores titulares de turma do primeiro ciclo do ensino básico que participaram no projeto. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores. Os resultados sugerem melhorias no desenvolvimento profissional dos professores associados ao desenvolvimento das competências no uso da tecnologia, que referem que a utilização de tecnologia promove novas dinâmicas educativas que facilitam o processo de ensino-aprendizagem e promovem a melhoria nas aprendizagens dos alunos. A introdução de tecnologia na sala de aula requer aposta forte na formação de professores, empenho e dedicação por parte destes.

Keywords : tecnologia educativa; professores; processo de ensino e aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )