SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27TRABAJO DOCENTE EN LA EDUCACIÓN UNIVERSITARIA Y LOS DESAFÍOS EDUCATIVOS EN EL MUNDO CONTEMPORÁNEO: REFLEXIONES DESDE LA PERSPECTIVA COMPLEJAAQUIETAR, ESCUCHAR, CONVIVIR, RESISTIR Y SOÑAR: APRENDIENDO DE LA ESCUELA MBYA ARANDU índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

CRISTOVAO, Ana Maria; VERDASCA, José Lopes; RAMOS, José Luís  y  REBELO, Hugo. Perceções de professores do primeiro ciclo do ensino básico sobre a integração de tecnologia educativa no processo de ensino e aprendizagem: o caso das comunidades escolares de aprendizagem Gulbenkian XXI. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270039.  Epub 13-Mayo-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270039.

O objetivo do presente estudo foi analisar os impactos decorrentes da componente tecnológica do projeto Promoção de Mudanças na Aprendizagem - Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI nos alunos, nos professores e nas práticas pedagógico-didáticas a partir do estudo das perceções de professores titulares de turma do primeiro ciclo do ensino básico que participaram no projeto. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores. Os resultados sugerem melhorias no desenvolvimento profissional dos professores associados ao desenvolvimento das competências no uso da tecnologia, que referem que a utilização de tecnologia promove novas dinâmicas educativas que facilitam o processo de ensino-aprendizagem e promovem a melhoria nas aprendizagens dos alunos. A introdução de tecnologia na sala de aula requer aposta forte na formação de professores, empenho e dedicação por parte destes.

Palabras clave : tecnologia educativa; professores; processo de ensino e aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )