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Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

ORTIZ-MALLEGAS, Sebastián; CARRASCO-AGUILAR, Claudia  y  LAMAS-AICON, Macarena. LUTANDO PELO COLETIVO: SIGNIFICADOS DOS PROFESSORES ORGANIZADOS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270040.  Epub 12-Mayo-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270040.

O estudo aborda a questão dos sentidos que professores organizados atribuem à sua participação política nos movimentos sociais no Chile. Utilizando metodologia qualitativa com abordagem narrativa, foram realizadas 12 entrevistas, em profundidade, com professores que participam de diferentes organizações políticas: associações profissionais e sindicatos nacionais, regionais e/ou escolares. Os resultados obtidos mostram alta avaliação da organização docente como mecanismo validado de pressão e participação política, associado à luta social. A adesão à associação profissional - Colegio de Profesores - permite a formação de um sujeito coletivo que, junto com a participação em outras instâncias organizacionais, modula a identidade social de um professor crítico. Finalmente, há evidências da necessidade de avançar em novas indagações que possam resgatar a experiência de organização daquelas vozes marginalizadas em uma cultura escolar que muitas vezes individualiza a ação organizada.

Palabras clave : associação de profesores; professores; movimento de protesto; sindicato de professores.

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