SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Silenciar, escutar, conviver, resistir e sonhar: aprendizados na Escola Mbya AranduO TERRITÓRIO DA MEMÓRIA: UMA CARTOGRAFIA CIDADÃ DAS LEMBRANÇAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478versão On-line ISSN 1809-449X

Resumo

ORTIZ-MALLEGAS, Sebastián; CARRASCO-AGUILAR, Claudia  e  LAMAS-AICON, Macarena. LUTANDO PELO COLETIVO: SIGNIFICADOS DOS PROFESSORES ORGANIZADOS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270040.  Epub 12-Maio-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270040.

O estudo aborda a questão dos sentidos que professores organizados atribuem à sua participação política nos movimentos sociais no Chile. Utilizando metodologia qualitativa com abordagem narrativa, foram realizadas 12 entrevistas, em profundidade, com professores que participam de diferentes organizações políticas: associações profissionais e sindicatos nacionais, regionais e/ou escolares. Os resultados obtidos mostram alta avaliação da organização docente como mecanismo validado de pressão e participação política, associado à luta social. A adesão à associação profissional - Colegio de Profesores - permite a formação de um sujeito coletivo que, junto com a participação em outras instâncias organizacionais, modula a identidade social de um professor crítico. Finalmente, há evidências da necessidade de avançar em novas indagações que possam resgatar a experiência de organização daquelas vozes marginalizadas em uma cultura escolar que muitas vezes individualiza a ação organizada.

Palavras-chave : associação de profesores; professores; movimento de protesto; sindicato de professores.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )