SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27FIGHTING FOR THE COLLECTIVE: MEANINGS CONSTRUCTED BY ORGANIZED TEACHERS“MINE IS MORE BIG”: COMPARISON GAMES, LUDIC CULTURE AND APPROPRIATION OF NUMERACY PRACTICES BY A GROUP OF 3 AND 4 YEAR-OLD CHILDREN IN AN EARLY CHILDHOOD EDUCATION INSTITUTION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

MARTINEZ-VEREZ, María Victoria; MONTERO-SEOANE, Antonio; ALBAR-MANSOA, Pedro Javier  and  GARCIA, Sonia Cabello. O TERRITÓRIO DA MEMÓRIA: UMA CARTOGRAFIA CIDADÃ DAS LEMBRANÇAS. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270041.  Epub May 13, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270041.

A pesquisa-ação dá forma ao projeto “A Voz das Horas”, realizado por quatro centros escolares localizados na província de La Coruña, com o objetivo de traçar um mapa do kairos. Para isso, os escolares analisaram a intensidade da passagem do tempo. Uma vez compreendida a ação da lembrança, eles participaram da exploração da memória, solicitando a pessoas pertencentes a cinco gerações relatos de sua própria biografia. Em nível processual, gerou-se um questionário associado a um código quick response, o qual, após ser aderido a um símbolo, foi utilizado como instrumento exploratório ao ser distribuído no espaço urbano. A título de resposta, foram obtidas 256 recordações, que foram analisadas mediante a técnica qualitativa de painel, denominada “de coorte” e destinada a conhecer o relato da ação na voz dos protagonistas. Finalmente, os resultados cartográficos foram representados em uma instalação artística participativa.

Keywords : memória; território; educação artística; geografia social; participação cidadã.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )