SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27THE TERRITORY OF MEMORY: A CITIZEN CARTOGRAPHY OF MEMORIESBURNOUT SYNDROME AND SELF-EFFICACY IN PHYSICAL EDUCATION TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478On-line version ISSN 1809-449X

Abstract

LIMA, Raquel Monteiro Pires de  and  FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis.O meu é mais grande!”: jogos de comparação, cultura lúdica e apropriação de práticas de numeramento em um grupo de crianças de 3 e 4 anos em uma instituição de educação infantil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270049.  Epub June 18, 2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270049.

Neste artigo, focalizamos um grupo de crianças de 3 e 4 anos, em uma escola municipal de educação infantil, protagonizando processos de apropriação de práticas de numeramento não intencionalmente provocados pela ação didática escolar. Valendo-nos de aportes da sociologia da infância recente, procuramos compreender a integração dessas práticas socioculturais (de produção e uso de conhecimentos que aprendemos a associar à matemática hegemônica) à cultura lúdica daquele grupo, ao identificarmos suas marcas nos jogos interlocutivos que ali se estabelecem. Para isso, selecionamos eventos nos quais as crianças, brincando com brinquedos de construção, criam jogos de comparação de comprimentos e se engajam neles. Analisamos suas atuações como ações pragmáticas, de caráter lúdico e interativo, e, como tal, produtoras de um sistema de significações que, incorporando referências das práticas sociais de diferentes grupos, compõe e influencia a cultura lúdica daquele grupo.

Keywords : sociologia da infância; cultura lúdica; práticas de numeramento; educação infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )