SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27El territorio de la memoria: una cartografía ciudadana de los recuerdosSÍNDROME DE BURNOUT Y AUTOEFICACIA EN PROFESORES DE EDUCACIÓN FÍSICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478versión On-line ISSN 1809-449X

Resumen

LIMA, Raquel Monteiro Pires de  y  FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis.O meu é mais grande!”: jogos de comparação, cultura lúdica e apropriação de práticas de numeramento em um grupo de crianças de 3 e 4 anos em uma instituição de educação infantil. Rev. Bras. Educ. [online]. 2022, vol.27, e270049.  Epub 18-Jun-2022. ISSN 1809-449X.  https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270049.

Neste artigo, focalizamos um grupo de crianças de 3 e 4 anos, em uma escola municipal de educação infantil, protagonizando processos de apropriação de práticas de numeramento não intencionalmente provocados pela ação didática escolar. Valendo-nos de aportes da sociologia da infância recente, procuramos compreender a integração dessas práticas socioculturais (de produção e uso de conhecimentos que aprendemos a associar à matemática hegemônica) à cultura lúdica daquele grupo, ao identificarmos suas marcas nos jogos interlocutivos que ali se estabelecem. Para isso, selecionamos eventos nos quais as crianças, brincando com brinquedos de construção, criam jogos de comparação de comprimentos e se engajam neles. Analisamos suas atuações como ações pragmáticas, de caráter lúdico e interativo, e, como tal, produtoras de um sistema de significações que, incorporando referências das práticas sociais de diferentes grupos, compõe e influencia a cultura lúdica daquele grupo.

Palabras clave : sociologia da infância; cultura lúdica; práticas de numeramento; educação infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )